top of page

Abordagem ao treino / Como treinar, e o que realmente funciona...

Habitualmente, vejo muita gente com experiência em musculação a sugerir isto ou aquilo em termos de treino (e até mesmo alimentação). Afirmando que a premissa deles é a que está correcta e a que dá melhores resultados. É importante ter em mente que o corpo humano está longe de ser 100% compreendido.

E por esta razão é incorreto afirmar que outras teorias (que digam respeitos a estes temas) estejam incorretas. No entanto algumas podem ter mais vantagens que outras.

Ao longo destes 4 anos experimentei vários tipos de treino, sendo a maioria de alto volume (muitas repetições). Quando comecei em 2012, o que eu fiz durante 3 meses em dias não consecutivos era: 200 squats, 100 abdominais, 50 flexões e 50 "Cuban press". Fazia 3 rondas desta sequência, acabando com um total de repetições monstro e totalmente desnecessário. Consegui perder muito peso sem sequer fazer dieta, mas sofri algumas consequências (que expliquei no tópico dos membros do grupo).

Passados alguns meses tive acesso a pesos e foi então que percebi o que realmente valia a pena fazer. Continuei a fazer os mesmo treinos não consecutivos, mas nos dias "não" comecei a fazer pequenos treinos de Powerlifting. Com o implemento destes treinos é que comecei a ganhar peso. E então durante quase 2 anos fiquei-me por treinos de força (Powerlifting), e sem fazer dieta, atingi um máximo de 92kg (também visível no tópico membros). 

Atualmente, treinos de força é tudo o que faço, isto combinado com uma dieta que incluí "fasting" e que me permite comer coisas de que gosto, incluindo fast food.

Uma coisa que as pessoas muitas vezes não percebem, é que músculo é produto de força. Quanto mais peso sujeitamos o nosso corpo a levantar, mais massa muscular ele cria como forma de adaptação. E portanto fazer séries de 15 ou mais repetições por exercício não estimula o corpo (significativamente) a desenvolver massa muscular, mas sim a simplesmente queimar mais calorias. Com recurso a suplementos, pode eventualmente haver um estímulo maior. Mas no meu caso prefiro fazer menos repetições, ficar menos tempo no ginásio, não gastar dinheiro em suplementos, e obter a mesma performance que aqueles que o fazem. 

Em termos de frequência de treino, à um ano atrás (2015), experimentei fazer um plano de 6 treinos por semana que incluiam alto volume e treinos de força em mistura. O veredicto foi que para além de perder massa muscular, sentia que a minha vida era só ginásio. Atingi cerca de 6% de "bodyfat" mas fiquei mais fraco. Teria ficado mais se não tivesse incluido treinos de força. Voltei então aos treinos não consecutivos, mas desta vez apenas treinos de força. E até hoje não me arrependo, de forma alguma. Tenho feitos grandes progressos, sem grande esforço.

© 2015 criado por GeekGodPhysique

  • Instagram - White Circle
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram - Black Circle
bottom of page